Vida: frases e pensamentos


Não force a arte, não force a vida

Aqui tem você um conselho que lhe poderá servir para a sua filosofia: não force nunca; seja paciente pescador neste rio do existir. Não force a arte, não force a vida, nem o amor, nem a morte. Deixe que tudo suceda como um fruto maduro que se abre e lança no solo as sementes fecundas. Que não haja em si, no anseio de viver, nenhum gesto que lhe perturbe a vida.

(Agostinho da Silva, in Sete Cartas a um Jovem Filósofo)

A viagem não começa quando se percorrem distâncias

A viagem não começa quando se percorrem distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores. A viagem acontece quando acordamos fora do corpo, longe do último lugar onde podemos ter casa.

(Mia Couto in O Outro Pé da Sereia)

Há três grandes nascimentos na vida do homem

Há três grandes nascimentos na vida do homem: sair do ventre da mãe, para se existir perante ela e perante o pai; sair do ventre da família, para se existir na sociedade; e sair do ventre da terra, para existirmos completamente perante Deus.

(Michel Quoist)

É como estar longe de nós mesmos

É triste viver sem grandeza. É como estar longe de nós mesmos. É ver apenas as sombras do mundo e da vida. É, de algum modo, não viver…
(Paulo Geraldo)

A vida é um todo indivisível

Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.
(Mahatma Gandhi)

Nem no presente nem no futuro

Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido…
(Confúcio)

1 2 6