Tempo

Tempo: conjunto de frases e pensamentos em Pensamentos na Aldeia. É difícil definir o que é o tempo. É uma medida do movimento, da transformação, segundo um antes e um depois. O tempo relaciona-se, então, com a transformação. O sol estava ali e já não está. O corpo envelhece, a árvore cresceu. A vida tem um tempo limitado.


É grátis, mas tão valioso que não tem preço

O tempo é grátis, mas tão valioso que não tem preço. Não o podemos possuir, mas podemos usá-lo. Não o podemos guardar, mas podemos gastá-lo. Se o gastamos não podemos tê-lo de volta.
(Harvey MacKay, empresário e jornalista americano)

O dia é uma medida divina do tempo

O dia é uma medida divina do tempo. Os homens puderam inventar calendários e contar de modo diferente a divisão dos meses, mas jamais tocaram no dia. O dia continua a ser o dia: é sagrado.
(Georges Chevrot)

Tudo tem o seu tempo determinado

Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de abraçar e tempo de afastar-se; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz..
(Eclesiastes, 3)

Água que escorre entre os dedos das mãos

Temos muito tempo… Mas o tempo é qualquer coisa que se corta num golpe súbito de tesoura, quase sempre sem aviso. Três semanas, três anos, trinta anos… O tempo é apenas tempo. É água que escorre entre os dedos das mãos.
A verdade é que não temos muito tempo.
Enquanto cometemos a tolice de ir vivendo como se fôssemos viver… sempre, a nossa vida está às escuras, à espera de um acto de coragem que lhe dê cor e sentido.
(Paulo Geraldo)

Porta-te bem agora

Porta-te bem “agora” sem te lembrares do “ontem”, que já passou, e sem te preocupares com o “amanhã”, que não sabes se chegará para ti.
(Josemaria Escrivá)