Justiça: frases e pensamentos


Quando te deres conta

Quando te deres conta de que para produzir necessitas obter a autorização de quem nada produz; quando te deres conta de que o dinheiro flui para o bolso daqueles que traficam não com bens, mas com favores; quando te deres conta de que muitos na tua sociedade enriquecem graças ao suborno e a influências, e não ao seu trabalho, e que as leis do teu país não te protegem a ti, mas protegem-nos a eles contra ti; quando, enfim, descobrires ainda que a corrupção é recompensada e a honradez se converte num auto-sacrifício, poderás afirmar, taxativamente, sem medo de te enganares, que a tua sociedade está condenada.

(Ayn Rand)

O comportamento das mães

Para mim não existe exemplo mais claro dessa união prática da justiça com a caridade do que o comportamento das mães. Amam com idêntico carinho todos os seus filhos e esse amor leva-as precisamente a tratá-los de modo diferente -com uma justiça desigual- visto que cada um é diferente dos outros.
(Josemaria Escrivá)

O lugar de um homem justo

Sob um governo que prende injustamente, o lugar de um homem justo é também na cadeia.
(Henry Thoreau)

É uma lei maior

O amor faz pelo outro muito mais do que aquilo que as leis dos homens lhe dão direito a receber. Faz muito mais que a justiça. É uma lei maior, que não está gravada em papéis, mas nos corações.
(Paulo Geraldo)

Proceder de maneira desigual com os desiguais

A caridade aperfeiçoa e completa a justiça, porque nos leva a proceder de maneira desigual com os desiguais, adaptando-nos às suas circunstâncias concretas, a fim de comunicarmos alegria a quem está triste, ciência a quem carece de formação, afecto a quem se sente só… a justiça determina que se dê a cada um o que lhe pertence; ora isto não significa dar a todos a mesma coisa. O igualitarismo utópico é fonte das maiores injustiças.
(Josemaria Escrivá)

1 2 4