Erros

Erros, enganos, falhas: uma colecção de frases, citações, mensagens e pensamentos. Por vezes fazemos o que não devíamos ter feito; por vezes não ligámos importância a quem nos avisou; outras vezes não tivemos a humildade de perguntar o caminho. Errámos. Que fazer com os nossos erros? Podem, talvez, ser-nos úteis.


Se estiveres na estrada errada

Todos nós desejamos o progresso, mas se estiveres na estrada errada, progresso significa fazer o retorno e voltar para a estrada certa; nesse caso, o homem que volta atrás primeiro é o mais progressista.
(C. S. Lewis)

Aquilo que se faz no segredo do quarto

Por fim, o desejo era uma doença, ou uma loucura, ou ambas. Tornei-me descuidado em relação à vida dos outros. Retirava prazer daquilo que me agradava, e continuava. Esqueci-me de que todas as pequenas acções do dia a dia constroem ou destroem uma personalidade, e que, portanto, aquilo que se faz no segredo do quarto, terá um dia que ser dito em voz alta no topo dos edifícios Deixei de ser senhor de mim. Já não era o comandante da minha alma, e não o sabia.
(Oscar Wilde, in De Profundis)

O dia de hoje prepara o dia de amanhã

O dia de hoje prepara o dia de amanhã… Hoje estamos em posição de prever e de calcular; amanhã sofreremos as consequências do nosso erro actual, ou recolheremos os frutos da nossa prudência de hoje.
(Georges Chevrot)

Lamentares-te?

Um olhar sobre o passado. E… Lamentares-te? Não, que é estéril. – Aprenderes, que é fecundo.
(Josemaria Escrivá)

1 2 4