Doença

Doença, dor, desânimo: uma colecção de frases, citações, mensagens e pensamentos. A doença provoca sofrimento e impede-nos de fazer aquilo que quereríamos. É um obstáculo grande, mas que podemos também encarar de forma positiva.


Uma doença sem dores

É certo: a maioria escorrega muito mais pela encosta da vulgaridade do que pela do mal. Muitos iniciaram a sua juventude cheios de sonhos, projectos, planos, metas que pretendiam conquistar. Mas depressa chegaram os primeiros fracassos, ou descobriram que a senda da vida plena é íngreme, que a maioria estava tranquila na sua mediocridade e decidiram balir com os cordeiros.

Porque o grande mal da mediocridade é que se trata de uma enfermidade sem dores, sem sintomas muito visíveis. Os medíocres são ou parecem, se não felizes, pelo menos, tranquilos.

(José Luis Martin Descalzo)

Não é estorvo de espécie alguma

A doença é um estorvo para o corpo, mas não para a vontade se ela não o desejar. O ser-se coxo é um estorvo para as pernas, mas não o é para a vontade. Assim pondera todo e qualquer acidente, e chegarás à conclusão de que o acidente estorva sempre uma ou outra coisa – e que só para ti, movido de vontade, não é estorvo de espécie alguma.
(Epicteto)

Saúde é impossível sem rigoroso controle da gula

Só se adquire perfeita saúde vivendo na obediência às leis da Natureza. A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem rigoroso controle da gula. Todos os demais sentidos estarão automaticamente sujeitos a controle quando a gula estiver sob controle. Aquele que domina os próprios sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte harmoniosa da natureza.
(Mahatma Gandhi)

A Natureza é inexorável

É injusto e imoral tentar fugir às consequências dos próprios actos. É justo que a pessoa que come em demasia se sinta mal ou jejue. É injusto que quem cede aos próprios apetites fuja às consequências tomando tónicos ou outros remédios. É ainda mais injusto que uma pessoa ceda às próprias paixões animalescas e fuja às consequências dos próprios actos. A Natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis.
(Mahatma Gandhi)