Frases e pensamentos sobre Deus

Eu preferiria viver a minha vida como se houvesse Deus e morrer descobrindo que não há, a viver como se não houvesse Deus e morrer para descobrir que afinal há.

(Albert Camus)

O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesmo compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que se não sente bem onde está, que tem saudades… sei lá de quê!

(Florbela Espanca)

Não se pode governar a história com estruturas simplesmente materiais, prescindindo de Deus. Se o coração do homem não for bom, então nada mais se pode tornar bom. E a bondade do coração só pode vir d’ Aquele que em Si mesmo é a Bondade, o Bem.

(Bento XVI, Jesus de Nazaré)

Há uma frase do jesuíta alemão, Alfred Delp, condenado à morte pelos nazis: «O pão é importante, a liberdade é mais importante, mas o mais importante de tudo é a fidelidade constante e a adoração jamais atraiçoada».
Onde esta ordem de valores não for respeitada, mas invertida, deixa-se de conseguir a justiça, não mais se presta cuidado aos homens que sofrem; mas gera-se desorganização e destruição, mesmo no âmbito dos bens materiais. Onde Deus é considerado uma grandeza secundária, que temporária ou estavelmente se pode deixar de lado em nome de coisas mais importantes, então falham precisamente estas coisas mais importantes. E, a demonstrá-lo, não é só o desfecho negativo da experiência marxista…

(Bento XVI, in Jesus de Nazaré)