Coragem

Coragem e valentia: frases e pensamentos publicados na Aldeia. Por vezes aquilo que devemos fazer custa, e temos de ser corajosos. Quando apetece desistir, mas não pode ser. temos de ter coragem. A vida está cheia de dificuldades e obstáculos; custa chegar a onde queremos e custa chegar ao fim.


O lugar onde receberei tudo o que desejo

O lugar da luz, o lugar da verdade, o lugar do amor – é o lugar onde quero estar, embora tenha muito medo de chegar a atingi-lo. É o lugar onde receberei tudo o que desejo, tudo o que sempre esperei, tudo aquilo de que vou ter necessidade. Mas é também o lugar onde tenho de largar tudo o que quero reter. É o lugar que me confronta com o facto de que aceitar de verdade o amor, o perdão e a cura é frequentemente muito mais duro do que concedê-los. É o lugar para além daquilo que cada um, por si mesmo, pode obter ou merecer, das recompensas que possa merecer. É o lugar da rendição e da total confiança.
(Henry Nouwen)

Tendo de escolher entre o medo e a morte

O herói é aquele que, tendo de escolher entre o medo e a morte, se liberta do medo lutando.
(Autor desconhecido)

O mundo parece ameaçador e perigoso para os cobardes

A primeira qualidade do caminho espiritual é a coragem. O mundo parece ameaçador e perigoso para os cobardes. Estes procuram a segurança mentirosa de uma vida sem grandes desafios, e armam-se até aos dentes para defender aquilo que julgam possuir. Os cobardes acabam construindo as grades da própria prisão.
(Ghandi)

Não tenho nenhuma coragem

Não tenho nenhuma coragem, mas procedo como se a tivesse, o que talvez venha dar ao mesmo.
(Gustave Flaubert)

Duas coisas indicam fraqueza

Duas coisas indicam fraqueza – calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.
(Provérbio persa)

1 2 4