Conviver

Conviver, viver com os outros em sociedade: uma colecção de frases, citações, mensagens e pensamentos. Não vivemos isolados. No convívio com as outras pessoas aprendemos, sofremos, amamos. Construímo-nos e construímo-los. As nossas virtudes crescem ao lidar com outros.


É provavelmente a melhor escola do mundo

É provavelmente a melhor escola do mundo. É tão especial que nem consta nos ‘rankings’. É tão enriquecera que não cobra propinas. É tão acessível que não tem ‘numerus clausus’. Basta sentar e falar. Ninguém se pode dar ao luxo de não gastar tempo na escola das boas conversas. E não vale tratar sempre de assuntos; não vale ter o telemóvel sempre pronto a interromper. Uma boa conversa passará pelo essencial da vida: partilhar-se-ão experiências, libertar-se-ão tensões, dividir-se-ão tristezas, multiplicar-se-ão alegrias.
Pode haver melhor escola no mundo?

(João Delicado)

A essência do homem

É urgente repetir isto até que seja entendido: a fraternidade, o amor, a entrega, não são bens de acréscimo para o homem ser santo ou perfeito. São a essência do homem. O homem como indivíduo solitário não é homem. O homem só é homem quando vive em comunidade e para a comunidade. Quando serve a alguém. Quando ama alguém. Só então é que nasce como ser humano.

(José Luis Martin Descalzo)

O verdadeiro rosto de um homem apressado

O verdadeiro rosto de um homem apressado – que não tem tempo para estar com os outros, para os ouvir, para os ajudar – é quase sempre o de alguém que passa, em alguma zona da sua vida, demasiado tempo a fazer coisas inúteis ou despropositadas.
(Paulo Geraldo)

Zangar-se com a pessoa adequada

Qualquer um pode zangar-se, pois isso é muito simples. Mas zangar-se com a pessoa adequada, no grau exacto, no momento oportuno, com o propósito justo e de modo correcto, isso, não é tão fácil como isso.
(Aristóteles – Ética a Nicómaco)

Pessoas com quem me dava mal

Sou obrigado a reconhecer que, afinal, talvez tenha recebido mais de pessoas com quem me dava mal do que daquelas com quem me dava bem. As primeiras abriram-me horizontes para valores para os quais eu teria ficado fechado se apenas convivesse com pessoas com uma sensibilidade idêntica à minha.
(Jacques Philippe)

1 2 12