Ontem havia uma única mesa num dos restaurantes onde como: apenas ao sentar-me dei conta de que ficava diante de um espelho, e, portanto, almoçei comigo. Vi-me mastigar, a mexer nos talheres, a pegar no copo: um desconhecido para mim. Sou isto? E a minha vida apareceu-me tal como é. E, naquele momento, esta companhia não me foi especialmente agradável.
(António Lobo Antunes)
Se conheces o inimigo e te conheces a ti mesmo, não precisas de temer o resultado de cem batalhas. Se te conheces a ti mesmo, mas não conheces o inimigo, por cada vitória sofrerás também uma derrota. Se não te conheces a ti mesmo nem conheces o inimigo, perderás todas as batalhas.
(Sun Tzu, A Arte da Guerra)
Podíamos, pelo menos, rir-nos um pouco de nós mesmos. É uma atitude saudável que pode muito bem ser o início de uma outra forma de estar na vida.
(Paulo Geraldo)
Uma única coisa é necessária: a solidão. A grande solidão interior. Ir dentro de si e não encontrar ninguém durante horas, é a isso que é preciso chegar.
Estar só, como a criança está só.
(Rainer Maria Rilke)
Nenhum homem sabe como é mau até que tenta esforçar-se por ser bom. Só poderás conhecer a força de um vento procurando caminhar contra ele, não te deixando levar.
(C. S. Lewis)
Os homens estão sempre dispostos a coscuvilhar e a investigar sobre as vidas alheias, mas têm preguiça de se conhecerem a si mesmos e de corrigirem as suas próprias vidas.
(Santo Agostinho)