Carácter

Carácter, temperamento, modo de ser: uma colecção de frases, citações, mensagens e pensamentos. O carácter é de algum modo a nossa forma de ser, um conjunto de características que nos definem e expressam a nossa profundidade.


O amanhecer doutra era

É impossível que o tempo actual não seja o amanhecer doutra era, onde os homens signifiquem apenas um instinto às ordens da primeira solicitação.

Tudo quanto era coerência, dignidade, hombridade, respeito humano, foi-se. Os dois ou três casos pessoais que conheço do século passado, levam-me a concluir que era uma gente naturalmente cheia de limitações, mas digna, direita, capaz de repetir no fim da vida a palavra com que se comprometera no início dela. Além disso heróica nas suas dores, sofrendo-as ao mesmo tempo com a tristeza do animal e a grandeza da pessoa.

Agora é esta ferocidade que se vê, esta coragem que não dá para deixar abrir um panarício ou parir um filho sem anestesia, esta tartufice, que a gente chega a perguntar que diferença haverá entre uma humanidade que é daqui, dali, de acolá, conforme a brisa, e uma colónia de bichos que sentem a humidade ou o cheiro do alimento de certo lado, e não têm mais nenhuma hesitação nem mais nenhum entrave.

(Miguel Torga)

Aqueles que não são bons nem maus

Bem sei que a tensão permanente é impossível; que nem os génios o são vinte e quatro horas por dia; que com frequência precisamos “descansar de viver”, como dizia o poeta. Mas interrogo-me se esses descansos transitórios não se converterão para muitos em lei de vida, e se esta não se torna assim uma sesta interminável. Numa palavra, interrogo-me se não acabamos todos ou quase todos por sermos espantalhos em vez de seres humanos.
De que mediocridade estou falando? Da mediocridade daqueles que não são bons nem maus; daqueles que mais se limitam a sobreviver que a viver; daqueles que não têm ilusões, nem esperanças e nunca aspiram a melhorar; de todos aqueles que abaixam o que é elevado e preferem rastejar a escalar; daqueles que desprezam tudo o que não está ao seu alcance e investem – como dizia Machado – contra tudo o que não entendem; dos que intelectualmente se alimentam de lugares comuns e nunca saem deles; dos que só dizem inutilidades; de todos aqueles que vivem desalentados porque se entregaram à rotina.

(José Luis Martin Descalzo)

Um carácter inesquecível

Para que o carácter de um ser humano revele qualidades realmente excepcionais, é preciso ter a sorte de poder observar as suas acções ao longo de muitos anos. Se tais acções são desprovidas de todo o egoísmo, se o ideal que as dirige é de uma generosidade ímpar, se é absolutamente certo que não procuraram qualquer recompensa e se, além disso, deixaram marcas visíveis no mundo, estamos então, sem sombra de dúvida, perante um carácter inesquecível.
(Jean Giono)

São os seus braços que sustentam este mundo doente

Aquele que escutou os gritos silenciosos das crianças assassinadas antes de verem a luz – e as dores das mães enganadas que sofrem sem remédio – leva consigo o maior peso do mundo. Aparentemente pode pouco contra aqueles que se instalaram nos lugares onde se fazem as leis e se manobram televisões e jornais. Mas é um gigante todo aceso. Queima. E são os seus braços que sustentam este mundo doente.
(Paulo Geraldo)

A sua vida uma imitação

É trágico que tão poucas pessoas alguma vez “possuam as suas almas” antes de morrerem. “Nada é mais raro no homem”, diz Emerson, “do que um acto que lhe seja próprio”. É bem verdade. A maioria das pessoas são as outras pessoas. Os seus pensamentos são as opiniões das outras pessoas, a sua vida uma imitação, as suas paixões uma citação.
(Oscar Wilde, in De Profundis)

Semeia o hábito e colherás o carácter

Semeia um pensamento e colherás um desejo; semeia um desejo e colherás a acção; semeia a acção e colherás um hábito; semeia o hábito e colherás o carácter.
(Tihamer Toth)

1 2 5