Serei o teu porto seguro

– Serei o teu porto seguro.
– O que é que isso significa?
– Precisas de um lugar onde não precises de ser tu. Onde não precises de decidir tudo sozinha e alcançares o que os outros esperam de ti. Precisas de um lugar onde possas desmoronar.
Eu serei esse lugar. Sempre que precisares. Para a eternidade.

(Isa Mestre)

O essencial permanece intacto na distância

A amizade é a aceitação positiva do limite. Chega um momento em que vais para tua casa e eu para a minha e isso não representa nenhum drama. Pelo contrário, sabemos que nos havemos de reencontrar; que, não nos vendo, não nos perdemos de vista; que o essencial permanece intacto na distância.

(José Tolentino Mendonça, in Nenhum Caminho será Longo)

Caminha apenas a meu lado

Não caminhes na minha frente, pois não posso seguir-te. Não caminhes atrás de mim, pois não posso guiar-te. Caminha apenas a meu lado e sê meu amigo.
(Autor desconhecido)

O que faz da Terra um jardim habitado

Conhecer alguém aqui e ali que pensa e sente como nós, e que embora distante, está perto em espírito, eis o que faz da Terra um jardim habitado.
(Goethe)

Fazem parte uns dos outros, uns são os outros

Na montanha os amigos não são descartáveis companheiros de divertimento: precisam mesmo uns dos outros, fazem parte uns dos outros, uns são os outros.
(Paulo Geraldo)

Os amigos que se fazem na montanha

Os amigos que se fazem na montanha duram para sempre: nasceram da magra ração repartida debaixo das estrelas, de se apoiarem uns aos outros quando o que estava em jogo era a vida ou a morte, de cantarem juntos, das longas confidências testemunhadas apenas pelo vento.
(Paulo Geraldo)